Voltar        

LUDOTERAPIA

A ludoterapia é um processo terapêutico que analisa a criança através de jogos com a utilização de brinquedos, uma vez que a mesma desloca para o exterior seus medos, ansiedades e demais problemas internos, descobrindo seus limites, potencialidades e individualidade.
Parte-se do princípio de que a criança brinca para expressar suas emoções, adquirir experiência, controlar ansiedades e estabelecer contatos sociais, fazendo tudo isso por prazer.
Desta maneira, e por meio da atividade lúdica, a criança manifesta seus conflitos, sendo possível  reconstruir o passado, como no adulto se consegue o mesmo por meio da palavra.
Dentro desta técnica a criança brinca livremente elaborando seus conflitos e desenvolvendo-se através da interpretação do conteúdo de seus jogos.
Brincando, as crianças comunicam e mostram seus sentimentos, facilitando a análise do terapeuta, dado que a comunicação verbal não é o meio mais adequado para fazer aflorar seus sentimentos e impulsos inconscientes, os fantasmas infantis
A eficiência do tratamento está no fato de que, ao brincar, as crianças expressam sentimentos como ambição, desejo, amor, crueldade, prepotência, necessidade de construir ou destruir, etc. Esses sentimentos são liberados pela criança de uma forma prazerosa, brincando.
Pode-se dizer que o encontro da criança consigo mesma á a tarefa principal da ludoterapia, unindo terapia, prevenção, educação e recreação.

Sonia Braga Urbano

 

Voltar


Clínica Psicológica Repensar 
R. Ângelo Luiz Salto, 107 São Paulo SP (11) 5523-0436
clinicarepensar@uol.com.br