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LIMITES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Utilizar certos conceitos  na educação infantil, baseados em valores humanos, se faz cada vez mais necessário no mundo moderno. Muitas vezes sem a possibilidade do devido acompanhamento familiar, a criança acaba sentindo-se menosprezada, o que pode levar a conflitos familiares nada agradáveis.
Esse trabalho transmite aos “pequenos”, a importância do respeito ao próximo e principalmente a si mesmo para a aquisição da maturidade, dos limites e da disciplina no seu desenvolvimento.
Para ajudar a criança a entender os conflitos familiares, escolares e sociais em geral, utilizamos como referência a própria natureza. Nesse sentido, a criança absorve determinados conceitos de personalidade em frases tais como: “tem gente dura como pedra” aliada ao reino mineral, ou ainda, “tem gente que suga, que depende em tudo”  apoiada no  reino vegetal, que precisa da água e da terra para seus nutrientes. E o que é pior, “tem gente que vive como os animais inferiores” , que precisam gritar para serem reconhecidos, ou se atracam para fazer prevalecer a sua vontade, agindo como verdadeiras feras e, por fim, o reino animal superior,  que prevê a relação amistosa entre a raça humana.

ABSORÇÃO

As crianças conseguem absorver muito bem esses conceitos, com essas comparações com os reinos naturais. A criança de hoje necessita ser ouvida e valorizada como individuo, pois possui uma sabedoria natural, diferente da criança do passado. Os adultos devem solicitar, dependendo do caso, a opinião da criança em  situações domésticas e pessoais. Neste caso os conflitos familiares poderão ser minimizados, pois as crianças sentir-se-ão consideradas como  pessoas capazes de ter suas próprias idéias.

Regras também são necessárias, sem imposição, ajudando a criança a participar das decisões e estabelecimento de regras, para que estas sejam fontes de motivação e prazer.

Sonia Braga Urbano  

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Clínica Psicológica Repensar 
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