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INTELIGÊNCIA EMOCIAL PARA EXECUTIVOS

Levar inteligência às emoções, ou seja, possuir autoconsciência, autocontrôle, automotivação, empatia e um bom relacionamento interpessoal é essencial para um ser humano elevar-se na vida, em qualquer campo, seja na família, com os amigos e no trabalho.
Um dos motivos do crescente aumento pela Inteligência Emocional e da exploração cada vez mais intensa pela mídia (mesmo que denominando-a por outro nome) pode ser explicada pelo fato de ser a mercadoria mais valiosa da época pela qual estamos passando.
Saber o que é inteligência (temos sete delas segundo Howard Gardner, sendo a Inteligência Emocional a fusão das inteligências inter e intrapessoais) e as formas de expandí-la são preocupações de todos os profissionais modernos e competitivos que desejam se manter ativos, aumentar suas comnpetências e garantir a empregabilidade, sobretudo diante de cenáriuos tão complexos, difíceis e desconcertantes como os do momento atual.
As empresas que conseguirem atrair os melhores conjuntos cérebro-mente possuirão uma real vantagem competitiva e isso é o que faz a diferença no mercado.
O QI (Quociente de Inteligência) começa a ser fortemente questionado e já mostra que não é garantia de um bom desempenho se as pessoas não tiverem várias outras características essenciais. As pessoas que utilizam o seu QE (Quociente Emocional) para enriquecer e complementar o QI, otimizando seu desempenho, revelam uma atitude inteligente.
O QI faz muitas vezes as pessoas serem admitidas numa empresa, mas é seu QE o responsável pelas suas promoções e encarreiramento. Vinte porcento do sucesso de alguém está relacionado ao seu QI e oitenta porcento ao seu QE.
Isso torna particularmente interessante a Inteligência Emocional para os executivos que, além de serem responsáveis pela vantagens competitivas de sua empresa, necessitam também aprimorar suas próprias vantagens competitivas .
Como efeito secundário a Inteligência Emocional ajudará você a relacionar-se melhor com a família, amigos, colegas e até com você mesmo.

Paulo Godoy
04.01.2004

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