Em contato com os conflitos de meus clientes adolescentes, reporto-me a minha adolescência.
Fui uma adolescente para a minha época, muito rebelde, pois que carregava dentro de mim uma insatisfação existencial absurda. Observava meus pais e achava-os extremamente ignorantes, as vezes chegava a pensar que eu não devia ser filha legítima, que talvez tivessem me adotado.
Tive muitas dificuldades de aprendizagem, repetindo ano escolar, como conseqüência desse sentimento interno. Naquela época os pais costumavam dizer que quando a criança não desenvolvia uma ótima aprendizagem é porque não dava pra estudo e acabava tirando o filho da escola, encaminhando ao trabalho.
Com dez anos de idade, eu já trabalhava para ajudar em casa financeiramente, o que fez de mim uma adolescente insatisfeita, pois que já havia rompido parte do desenvolvimento infantil, no que diz respeito a relação de prazer com a vida, e dessa forma desencadeou processo depressivo, mas evidente que na época não se identificava tais sintomas como depressão, mas como preguiça.
Ainda hoje, é difícil aos pais, perceberem que seu filho esta deprimido, que não sente prazer e que atravessa uma bela crise existencial. A própria fase da idade, por si só já é bem delicada, pois é nessa idade que se define a identidade sexual, projeto de carreira, desenvolvimento das aptidões e dons a serem desenvolvidos. O conflito existencial é esperado para qualquer adolescente, por mais estruturada que seja a família, pois a vida exige muitas definições nessa época.
Vejam que os poemas e escritos dos adolescentes, meus clientes, muitos deles, percebe-se a crise existencial instalada em sua expressão poética, na medida que vão fazendo a terapia, os escritos vão mudando de cor, e adquirindo maior positivismo.Quando o adolescente escreve sobre seus sentimentos, já ajuda muito aliviar a tensão da crise existencial, pois coloca em três dimensões a energia psíquica que esta na cabeça, e desta forma, acaba aliviando a tensão causada pelo stress existencial.
Aqui se faz necessário explicar que a depressão em crianças e adolescentes, não necessariamente apresenta aquele estado de isolamento, mas muitas vezes apresenta-se como um estado de preguiça em desenvolver atividades e concentração nos estudos. Muitas vezes já nascemos com essas características depressivas, ao longo da vida, com os acontecimentos diários, elas podem desencadear-se, por inabilidade dos pais, pois que ao invés de ajudar a criança e adolescente sair do processo, acabam reforçando por ignorar o que se passa com seu filho.
O perigo deste estado, são as drogas, pois que um adolescente com depressão enrustida, ao usar uma droga, vai sentir-se melhor, mais disposto, no primeiro momento e acaba viciando-se.
Aqui faço um apelo aos pais:
Observe melhor seu filho, fique atento, não banalize as suas intuições e invista nele em buscar ajuda, se não consegue resolver sozinho. Estes são os melhores educadores, os que possuem a humildade de perceber que nem sempre é possível ajudar seu filho e que precisa de uma parceria adequada para orienta-lo.
Reporte-se a sua própria adolescência como eu faço, e verifique as dificuldades que teve, certamente verá em seu filho muitas das coisas que aconteceram com você e agora é possível mudar essa repetição de fatos, contudo de uma maneira saudável, não suprindo-os com coisas materiais, se por exemplo teve muitas privações, mas saber dosar e equilibrar essa questão e principalmente estabelecer o diálogo dentro do lar, sempre indagando e ouvindo os sentimentos de seu filho, sem condenar ou criticar, mas ouvir com afeto, para que possas ser seu amigo, que ele, seu filho sinta em você companheiro e amigo, acima de tudo, só depois que instalar nele esse sentimento, você terá a oportunidade de conduzir o seu raciocínio, para aquilo que acha mais prudente.

Sucesso a todos, proponho a vocês, acolher o adolescente carente que ainda existe em nós, para que possamos ajudar nossos filhos. beijos no coração

 

Sônia Braga Urbano

 


Indique esta página!


[Clinica Repensar] [Menu Feminino] [Recanto do Adolescente]

 

Criação de Gráficos e Páginas:
Webmaster e Designer:Crys

Tubes: SKF_Dreamface175/V~RaysOfColor1

Todos os Direitos autorais reservados ao site: www.repensar.com.br